The Good The Bad são um trio dinamarquês que nos vem presentear com um (vídeo do caraças!) rock instrumental a fazer lembrar Josh Homme e as suas guitarras.
Lançaram este ano dois álbuns From 001 to 017 e From 018 to 033 em que os títulos das músicas são respectivamente: números. Sim, números e nada mais. Até agora temos 33 músicas dos dinamarqueses para ouvir. E para ver temos então o videoclip (do caraças!) 030, que pode ser descarregada de forma legal no site da banda.
Também se pode considerar a música que os Beach House fizeram propositadamente para esta época com uma música a puxar para o Natal (principal razão que me leva a tal suposição - além do título - os sininhos que acompanham a música).
Mais um música dedicada ao espírito natalício que se faz sentir, desta vez a cargo de Atlas Sound e com várias versões disponíveis para download gratuito no blog de Deerhunter.
A Wichita Recordings continua a ser uma referência indie/rock/electrónica, desde os Bloc Party, Best Coast, The Cribs a Simian Mobile Discoe e Kele, continua a albergar novas bandas e projectos que vão surgindo. E um grupo de suecas bonitas é sempre bem-vindo, não é verdade? As Those Dancing Days lançaram o seu primeiro álbum em 2008 e preparam-se para lançar, Daydreams & Nightmares, o seu segundo álbum no início de 2011. Fuckarias é o single escolhido para nos cativar, que pode ser descarregado gratuitamente (e de forma oficial pela banda) neste link.
Este é o terceiro single que esta nova banda vinda de Inglaterra apresenta. O trio Esben and the Witch estiveram nomeados como "next big thing" pelos Q Awards e é uma das bandas que faz parte dos nomeados da lista "Sound of 2011" da BBC, de onde já saíram nomes como The Bravery, Yeah Yeah Yeahs, Franz Ferdinand, Bloc Party e mais recentemente The Drums, Florence and the Machine, MGMT, Little Boots, LaRoux, e até mesmo Lady Gaga, entre muitos outros!
O álbum de estreia intitula-se Violet Cries e será lançado a 31 de Janeiro de 2011.
Os KoL não querem ser esquecidos pelos antigos fãs, pelos novos fãs ou não querem desaparecer de todo? Pyro é o mais recente tema a ter vídeo, do último álbum Come Around Sundown (que aposto nem ter sido notado pelos novos fãs de Only By The Night), lançado em Outubro.
Eskmo vem de São Francisco, e traz-nos uma electrónica que nos remete para umas influências de Moby e The Chemical Brothers, e comparações com Battles e Metronomy.
Novo vídeo para o álbum de estreia do ano passado para Neon Indian. Vídeo este feito com um "sintetizador de vídeo", algo parecido ao que parece com os sintetizadores de música... Passo a citar:
"Lars Larsen is an electronics designer and multimedia artist in Austin, Texas. Larsen's work focuses on synergistic relationships between technology and subject, and the resurrection of forgotten pre-Computer Age technologies. Over the past few years, he and partner Edward Leckie of Sydney, Australia have been developing an analogue video synthesizer called the LZX Visionary in the tradition of esoteric video art tools used in the 1970's. The LZX Visionary manipulates and creates images in the same way a normal synthesizer does for sounds. Mind Drips is the first music video to utilize this unique synthesizer, and all of its visual effects are recorded in real-time using techniques such as abstract pattern synthesis, video feedback, and analog compositing. For more information on the LZX Visionary video synthesizer, visit lzxindustries.net or e-mail lars@lzxindustries.net"
Como não podia deixar de ser, o Quiosque do Pedro sente-se na obrigação nesta altura do ano de mostrar a sua lista de álbuns e músicas predilectas deste 2010 que está prestes a acabar. Como todas as listas que andam por aí, esta é mais uma com os sons que mais me marcaram em 2010, pelo momento em que as ouvi, pela quantidade de vezes absurdas que as ouvi repetidas no mp3 ao longo de vários dias, pelas vezes em que estava a pensar nela, ligo a rádio e ela está a tocar. Além de ser obviamente dos álbuns e músicas que eu acho que merecem um destaque, de tudo o que nos aparece diariamente, pela sua qualidade e pelo seu efeito de se tornarem músicas que não nos cansam passado três vezes de serem ouvidas.
Vamos começar pelas músicas do ano. Neste ano ouvimos novos sons, de novos e velhos conhecidos, o desaparecimento de estilos e o revivalismo de outros. De uma selecção de cerca de 40 temas consegui reduzir para 20, sendo a música número um, aquela que acho ser a que representa claramente a grande maioria do ano!
Depois das danças e do meddley de Bloc Party feito por Kele e do final louco como se tivéssemos em plena noite louca de Verão com os Wavves, a noite chuvosa que se aproxima traz-nos outras iguarias.
Temos Domingo no Quarto às 21:30 na sala 2 do São Jorge, que nos trazem o samba para nos aquecer a noite
Mudamos da sala 2 para a 1 e às 22:15 José González vem apresentar a sua banda, Junip
A meio de Junip, a filha de Sting, I Blame Coco, assalta o BES com a sua pop electrónica e ruidosa
Às 00 horas certas no Tivoli chega a revelação furacão do R&B/soul/pop/jazz/rock Janelle Monáe, com o seu álbum de estreia, um dos melhores do ano!
Acaba-se a noite na fila à chuva para entrar no Parque no Marquês para ver o ouvir Fujiya & Miyagi
Tal como tem sido habitual, os The Killers criaram mais uma música típica da época que se aproxima. O novo tema de Natal chama-se Boots e reverte a favor da fundação (RED).
Esta é a terceira edição do festival que começou a animar as primeiras noites frias de Dezembro desde 2008, um conceito inovador em Portugal e que parece ter sido escolhido a dedo pela Pitchfork e pela Radar.
Deixo aqui a minha proposta para esta noite, um de muitos percursos possíveis pela Avenida da Liberdade:
Às 21:15 começa os franceses The Shoes com o seu electro pop french no São Jorge 1
Antes de os franceses acabarem, começa às 21:45 Owen Pallett aka Final Fantasy no Tivoli
A meio da actuação de Owen Pallett, o português B Fachada começa a sua festa, mas desta feita não é na Mouraria, mas sim na sala 1 do São Jorge
Antes de acabar o concerto na sala 1, vamos dar um corrida até ao Tivoli para ver o vocalista dos Bloc Party a solo, Kele Okereke vem mostrar porque o último álbum da banda já saiu tão electrónico
Como ainda não tenho o poder de me dividir em vários, não tenho tempo para Zola Jesus no São Jorge e passo para pop rock The Hundred in the Hands no Parque de Estacionamento do Marquês do Pombal
Depois há finalmente tempo para um intervalo de 30 minutos antes do início do psicadélico concerto de indie rock que se segue à 1:30h com os Wavves!
Quem já tinha saudades dos ruidosamente coloridos The Go! Team? Pois que existem boas notícias, estão de volta em 2011 com álbum novo, Rolling Blackouts, depois do último bem sucedido Proof Of Youth de 2007!
Sem dúvida uma das revelações do ano: George Lewis Jr. aka Twin Shadow! Com o álbum de estreia bastante (bem) criticado, Lost, lançado no início do Outono.
Temos aqui o primeiro single para o aguardado novo álbum dos Cut Copy, Zonoscope, a ser lançado dia 7 de Fevereiro na Europa. Actuam dia 23 de Março de 2011 no Coliseu em Lisboa.
Os White Lies estão de volta com novo single, Bigger Than Us, que serve de apresentação para o novo álbum Ritual a ser lançado dia 17 de Janeiro de 2011. Espero que passados 2 anos, não tenham perdido a magia negra de To Lose My Life... (se dependesse apenas deste single, eu diria que não perderam!).
Alguém pediu um vídeo com uma orgia sexual altamente estranha a alterada? Os Klaxons não voltaram com um novo álbum em força, mas fizerem esse tipo de vídeo.
Novo vídeo dos Arcade Fire, realizado por Spike Jonze, é uma espécie de curta para nos lembrar aquilo que perdemos à dois dias atrás. Curiosidade: reparem nos dois polícias que aparecem no vídeo junto à estrada... Não vos são familiares? Pois, é nada mais, nada menos que Win Butler e Régine Chassagne!
Nova música dos Simian Mobile Disco para o seu terceiro álbum de estúdio, Delicacies, a ser lançado dia 29 de Novembro (data de lançamento no Reino Unido).
É muito provavelmente a música e o vídeo mais adorável que alguma vez postei no Quiosque! Até fiquei com vontade de limpar o pó da Branca de Neve e os 7 Anões em cassete e do leitor de VHS!
Por incrível que possa parecer, foi a MTV que me acabou de mostrar este vídeo! (Parece que entre os mil reality shows ainda passam um videoclip) The Drug é o single de apresentação para o álbum deste ano, Senior, do prestigiado duo norueguês Röyksopp. O vídeo é qualquer coisa...
Os Interpol apresentam hoje no Campo Grande em Lisboa o novo álbum homónimo lançado no início de Setembro, o quarto sucesso da banda desde Turn on the Bright Lights de 2002. Aqui temos uma banda que se tem conseguido manter sempre com muito boa qualidade e sempre sem grande percalços, quando comparada com todas as outras do género que apareceram no início dos anos 00...
Não perder Zola Jesus a 3 de Dezembro no Festival Super Bock em Stock. Não perder mesmo! (a não ser que seja exactamente ao mesmo tempo que Wavves..., mas saltitar de concerto em concerto é A regra!)
THEY'RE BACK! THEY'RE BACK!!! Finalmente voltamos a ter notícias dos Digitalism, depois de muito tempo de espera! Vão lançar o novo EP Blitz a 8 de Novembro pela Kitsuné. Cá os esperamos de braços abertos!
Not In Love é o novo single de apresentação para o segundo álbum de originais dos Crystal Castles, Crystal Castles (II). Mas desta feita, o single não se apresenta como está no álbum, agora temos uma versão bastante melhorada de Not In Love com o toque mágico de Robert Smith (The Cure), tornando a música fantástica! Esta nova versão será lançada a 6 de Dezembro.
Neste momento gostava de ter um iPhone... O duo francês da Ed Banger, Cassius, actuam no Lux a 26 de Novembro, no mesmo dia em que Róisín Murphy também actua no Lux, mas como Dj.
Novo vídeo para os The Drums, Me and the Moon do álbum de estreia. Depois do sucesso no Optimus Alive!10, o próximo concerto dia 11 de Novembro no Lux já está esgotado!
Com muita pena minha, não tenho o tempo que gostava para actualizar o blog como deve ser... Como não quero que deixe de ser uma (muito pequena) referência do que de novo vai aparecendo, vou continuar a postar bandas novidade e menos novidade mas só com os respectivos vídeos ou os ficheiros mp3. Sempre que puder completo com mais alguma informação e como é óbvio, sempre que tiver tempo faço um post à antiga. (Embora que para muitos, seja igual com texto ou sem texto, por que só vinham ouvir) Não que me esteja a queixar!! :D
Deixo então o vídeo de uma música que me "assombrou" o Verão, Sun de Caribou. Vai estar algures pelo Lux dia 13 de Dezembro a hipnotizar o pessoal.
Desde o início deste ano de 2010 que a comunidade que navega pelas teias da internet à procura de nova música se deparou com algo estranho com algum destaque pelo YouTube... Algo que fez com que se começasse a formar um burburinho à volta de uns vídeos curtos (com cerca de um minuto de duração) de alguém que se apresentava pelo nome de iamamiwhoami, com pequenos excertos de uma música algo electrónica experimental e vídeos repletos de produção.
Pois que o mistério está resolvido, após especulações de que seria Christina Aguilera, The Knife, Little Boots, MGMT ou mesmo Lady Gaga. Eis que se sabe agora que é Jonne Lee!
Mas quem é Jonna Lee? É uma cantora/compositora natural da Suécia, mas que desde os 13 anos que anda por Londres. Já lançou 2 álbuns (em 2007 e 2009) e um EP (2008), mas o seu doce indie não estava a conseguir ter a projecção que provavelmente gostava.
Com os primeiros seis vídeos curtos disponíveis na página oficial de iamamiwhoami no YouTube, conseguiu com que todas as atenções se focassem na figura de uma mulher com uma figura peculiar, uma voz altamente misteriosa e o mais importante: altamente desconhecida. Desde os vídeos completamente alucinados, aos títulos que lhes impunha que eram séries de números entretanto também já decifrados como sendo "educational", "I am", "its me", "mandragora", "officinarum" e "wellcome home", Jonna Lee conseguiu meter-se nos blogues do Mundo.
Seguiram-se então mais uma série de sete vídeos "b", "o", "u", "u-1", "u-2", "n", "t" e "y", com durações entre os dois e os oito minutos de electrónica cativante e produções que nos deixam boquiabertos de um vídeo para o outro.
Vamos ver então até onde iamamiwhoami vai chegar...
Ontem, dia 30 de Setembro de 2010, aconteceu no Convento das Bernardas (Museu da Marioneta) em Lisboa, o lançamento do novo trabalho de estúdio d'Os Golpes, umas das bandas mais promissoras de rock cantado em português.
G é o novo EP que sucede o álbum de estreia Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco de 2009, de onde se retiram músicas como O Canto, A Marcha d'Os Golpes e Tarde Livre, Parte II.
No Convento das Bernardas tivemos direito a ouvir as canções do trabalho de 2009, mas a noite estava centrada na apresentação do brilhante G, com direito a uma canção com a letra Tenho Barco, Tenho Remos de Zeca Afonso e com a participação especial de Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar), que partilha os seus dotes vocais no single de apresentação Vá Lá Senhora. Vantagens de ter o Rui Pregal da Cunha em palco: uma versão 2010 de Paixão que arrebatou o público do Convento.
Quem foi (ou ainda pode ir) ao lançamento de G, teve direito a uma adição limitada do mesmo. Dia 7 de Outubro, novo concerto no Hard Club no Porto.
Depois de umas boas férias passadas ao sol, pela praia e montanha, entre noitadas de copos, conversas e risadas, vem a saudade dessa boa vida! El Guincho faz com que nos lembremos de todos esses momentos com os seus ritmos de pop tropical a roçar nos Animal Collective.
Pablo Díaz-Reixa (aka El Guincho) canta-nos em espanhol, vem de Barcelona e apresenta Pop Negro, o terceiro álbum de originais, com ritmos tropicais bastante dançáveis.
Deixo Bombay, o single de apresentação para Pop Negro:
Echoes é o single de apresentação para o novo álbum Surfing The Void, a ser lançado a 23 de Agosto.
Os Klaxons vão tocar pela terceira vez em Portugal (já tocaram no SBSR em 2007 e no Optimus Alive!09) no Festival Paredes de Coura dia 30 de Julho e vão ser os cabeça de cartaz nesse dia.
Sempre houve meninas bonitas na música, mas cada vez mais existem meninas bonitas para o lado da música independente, rock alternativo e electro pop. Já nos deslumbrávamos com o trio tímido das Au Revoir Simone, Zooey Deschanel (She & Him), Katie White (The Ting Tings), Lou Hayter, Sarah Jones e Tahita Bulmer (New Young Pony Club), pois que desde de 2001 que temos mais quatro meninas de olhos grandes, nariz arrebitado e estilo cativante, as The Like.
O grupo de Los Angeles assina actualmente pela Downtown Records (a mesma de Scissor Sisters, Eagles Of Death Metal, Justice e The Drums), já lançou três EPs e dois álbuns, Are You Thinking What I'm Thinking? pela editora Geffen em 2005 e Release Me, já pela Downtown a 15 de Junho deste ano.
Mark Ronson produziu-lhes a maior parte do último disco (para os mais distraídos, foi o produtor de um dos álbuns da década - Back To Black da (perdida) Amy Winehouse), um disco de rock alternativo altamente girlie, a fazer lembrar umas novas Go-Go's dos anos 00.
Deixo dois vídeos, de dois singles retirados do seu último álbum, Release Me:
Amanhã começa o festival de música com o melhor cartaz deste Verão, o Optimus Alive!10.
Esta que é a quarta edição deste festival urbano, que desde o seu inicio nos habituou com concertos excepcionais desde Pearl Jam, The White Stripes, Smashing Pumpkins e Beastie Boys (Oeiras Alive!07), Rage Against The Machine, Bob Dylan e Neil Young (Optimus Alive!08), Metallica, The Prodigy e Dave Matthews Band (Optimus Alive!09). Passando também por novas apostas musicais e artistas já bem conhecidos mais alternativos como The Sounds, The Go! Team e Wraygunn (Oeiras Alive!07), Vampire Weekend, MGMT, ED Banger Showcase, The Gossip e Midnight Juggernauts (Optimus Alive!08), Tv On The Radio, Klaxons, Crystal Castles, Fisherspooner, The Ting Tings, Lykke Li e Los Campesinos! (Optimus Alive!09), entre tantos outros.
A edição deste ano volta a apostar na qualidade e isso significa grandes nomes internacionais e nacionais como Faith No More, Kasabian, Deftones, Skunk Anansie, Mão Morta, Pearl Jam, LCD Soundsystem e The Legendary Tiger Man.
Aqui estão os horários de todas as actuações presentes no Optimus Alive!10: 8 DE JULHO PALCO OPTIMUS
Faith No More - 00h30 Kasabian - 22h50
Alice In Chains - 21h10
Moonspell - 19h50
Biffy Clyro - 18h30
PALCO OPTIMUS CLUBBING
Planet Turbo Apresenta:
Proxy (live) - 03h00 Tiga - 01h30
Boy 8-Bit - 00h15
Matias Aguayo Band - 23h00
Aeroplane - 21h45
Villa Nah (live) - 21h00
Jori Hulkkonen - 19h45
Shit Robot - 18h30
Youthless (live) - 18h00
Thomas von Party - 17h00
9 DE JULHO PALCO OPTIMUS
Deftones - 00h30
Skunk Anansie - 22h50
Manic Street Preachers - 21h10
Mão Morta - 19h50
Jet - 18h30
PALCO SUPER BOCK Steve Aoki - 02h00 Bloody Beetroots Death Crew 77 - 00h55
Booka Shade - 23h20
Gossip - 21h55 New Young Pony Club - 20h35
The Maccabees - 19h20
Holy Ghost! - 18h10
Hurts - 17h00
PALCO OPTIMUS CLUBBING
Enchufada Showcase
Laidback Luke - 02h30
Benga - 01h00
Buraka Som Sistema DJ Set - 00h00
Sinden - 23h00
Octa Push (live) - 22h05
Zombies For Money - 20h50
Paus (live) - 19h55
Macacos do Chinês DJ set - 18h40
Enchufada DJs - 17h00
10 DE JULHO PALCO OPTIMUS LCD Soundsystem - 01h30
Pearl Jam - 23h00
Gogol Bordello - 21h20
Dropkick Murphys - 19h50
Gomez - 18h30
PALCO OPTIMUS CLUBBING
Homens da Luta - 03h10
The Legendary Tiger Man apresenta:
The Bellrays - 01h50
Phoebe Killdeer & The Shorty Straws - 00h45
Micro Audio Waves - 23h40
The Legendary Tiger Man com:
Asia Argento, Maria de Medeiros, Peaches, Rita Redshoes, Cibelle, Lisa Kekula, Phoebe Killdeer, Mafalda Nascimento, Becky Lee e Claudia Efe - 21h45
Cibelle - 20h30
Becky Lee & Drunkfoot - 19h30
Noiserv - 18h30
Banda Vencedora do Live Act - 17h45
Enday - 17h00
Concertos que o Pedro do Quiosque pretende assistir e recomenda:
Dia 8: o palco Super Bock está excepcional do início ao fim. Um alinhamento perfeito de bandas e géneros musicais. Será que vamos ter a feliz surpresa de ver Florence Welch a cantar com os The xx?
Dia 9: Mão Morta, NYPC, The Gossip, Skunk Anansie, e acabar a noite da forma mais eléctrica/electrónica possível com Bloody Beetroots e Steve Aoki.
Dia 10: Neste dia o palco Super Bock volta a revelar-se bastante bom, começando mais noise indie pop com Girls e Miike Snow e acabando completamente rendido à electrónica com Peaches, SMD, Crookers e Boys Noize. Não esquecendo umas das razões que levou a que este dia esgotasse: Pearl Jam e LCD Soundsystem (provavelmente o último em Portugal, visto que James Murphy afirma que os LCD Soundsystem têm os dias contados).
Os Shy Child apresentam uma electrónica/house/synthpop característica desde 2000 pelos clubes de New York. São um duo composto por Pete Cafarella na voz e nos sintetizadores, mas que ao vivo apresenta-se com um keytar, e por Nate Smith na bateria. Já estiveram em tour com os Klaxons e Hot Chip, e já abriram concertos para Muse e Björk.
A 15 de Março lançaram o seu quarto álbum, Liquid Love, de onde se pode retirar o single Disconnected, altamente dançável e adequado para as noites de Verão que se avizinham!