quinta-feira, 31 de março de 2011

The Weeknd


Venho apresentar a mais recente explosão musical das últimas semanas - The Weeknd. Um projecto (?) de R&B, aparentemente vindo de Toronto e segundo o que fui lendo, feito para a massa indie e não para os fãs de R&B. Consta que fazem efectivamente música R&B mas não seguem os padrões típicos, as letras das músicas são mais pesadas, usam samples de bandas indie e indie rock, não tem o típico vozeirão limpo tão característico dos senhores e senhoras do R&B. Reinvenção do R&B mas para outro público-alvo.

Estranho? Mais ou menos. Veja-se o exemplo de James Blake, é uma das revelações do ano passado entre quem? A massa indie. Mas o caso dos The Weeknd é bem mais curioso, tudo começou com a rapidez que se espalhou o primeiro single que começou a assombrar os sites e blogs, What You Need, batida lenta, arrastada, letra melosa. Curiosamente a despertar a atenção a muita gente que não ouvia este tipo de música, mas sem se perceber muito bem porquê. Nos dias que se seguiram foram aparecendo mais músicas pelo YouTube e o vídeo de What You Need no Vimeo.



Outro pequeno grande pormenor que levou aos ouvidos indie The Weeknd, foi a utilização de samples altamente reconhecíveis dos Beach House com a música Gila utilizada em Loft Music e Master of None em The Party & The After Party e também da utilização de Happy House dos Siouxsie And The Banshees em House Of Balloons. Pois, parece que só aqui levou a que muita gente não muito habituada a R&B a descobrisse numa nova abordagem.













Depois de toda esta lavagem acerca dos The Weeknd, fiquem a saber que algo mais que ainda os está a lançar ainda mais, é o facto de até à data ser um projecto que se esconde ainda no anonimato e ainda não tem nenhum álbum, nem editora, apenas disponibilizou gratuitamente uma mixtape na sua página oficial intitulada House Of Balloons.

Glass Table Girls é a segunda música a ter direito a videoclip. Cuidado com The Weeknd. É viciante.



Sem comentários:

Enviar um comentário