terça-feira, 12 de janeiro de 2010

As escolhas do Quiosque do Pedro para o Ano de 2009 e para os Anos 00

Bom Ano 2010!

Não consegui vir mais cedo, pois a fantástica época de exames começou logo a seguir às festividades todas e não consegui actualizar o blog.
Disse que escrevia algo sobre os bandas/álbuns que marcaram este ano e a década e cá estou.
Vou primeiro atacar no que me pareceu mais relevante neste ano de 2009. Primeiro, tenho a dizer, que não consigo fazer propriamente uma lista, pois são estilos musicais e álbuns tão diferentes que não consigo meter tudo no mesmo saco.


- 2009
No início do ano de 2009, fomos logo presenteados com um dos que prometia ser um dos álbuns do ano, e que muito provavelmente acabou mesmo por ser, Merriweather Post Pavilion dos Animal Collective, veio surpreender o panorama musical com algo bastante novo, conseguindo não ser esquecidos ao longo de todo o ano com o lançamento de vários singles e respectivos vídeos, e acabando o ano da mesma maneira que começou, ao lançar um EP igualmente inquietante mantendo a fasquia alta.
Tivemos o regresso dos Yeah Yeah Yeahs, Bat For Lashes, The Gossip e Arctic Monkeys com álbuns que não desiludiram nem os desvalorizaram. O também aclamado regresso dos The Prodigy, que se fizeram notar com um álbum bastante próprio.
A nível nacional, pelo menos no meu mp3 e durante bastante tempo, ainda se faz tocar o álbum de estreia d’Os Golpes com Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco.
Os Grizzly Bear, ao fim do terceiro álbum, fizeram-se notar com o revelador Veckatimest.
A nível de novas bandas/projectos estão no meu top os álbuns dos The xx, Girls e Florence And The Machine, os três com álbuns, a meu ver, extraordinários. Tentar não esquecer os álbuns dos White Lies e Pains Of Being Pure At Heart!
Este também fio um ano lucrativo para a electropop, tanto no feminino, como no masculino, tendo sido bem representada pelos álbuns de La Roux e Little Boots e no género masculino por Phoenix, Miike Snow e Junior Boys.




- Anos 00
Os álbuns da década até é fácil, tendo a minha selecção ter sido feita naturalmente, ficando os álbuns que ouço mais sempre em destaque.
Claramente o álbum da década para mim foi Funeral dos Arcade Fire, não fosse também esse o primeiro vinil que comprei, por ter a certeza absoluta que nunca me ia arrepender de o ter comprado. E cinco anos passados do seu lançamento, continuo a achar o mesmo. O seu segundo álbum, Neon Bible, também se encontra na minha selecção.
De seguida tenho o Hot Fuss dos The Killers e Elephant dos The White Stripes, ambos com músicas bem conhecidas, como Mr. Brightside (The Killers) e a música que vai marcar para sempre os anos 00 (devido ao riff altamente contagiante que Jack White criou), Seven Nation Army (The White Stripes).
O álbum de 2002 dos Broken Social Scene, You Forgot It In People, continua a ser um álbum mágico, que me faz parar o que estou a fazer, simplesmente para o ouvir. Estando no mesmo patamar o Everything All The Time dos Band Of Horses.
Acordei realmente para os The Strokes com o seu álbum de 2003, Room On Fire, e os Death From Above 1979 com o seu único álbum, You’re A Woman, I’m A Machine, fizeram-me olhar para um estilo de música mais dançável, que me fez mais tarde ficar maluco com o álbum dos Justice!
Com uma sonoridade diferente, um pouco mais pesada, cativaram-me os Test Icicles e os Blood Brothers e consequentemente os portugueses Linda Martini, tendo em 2005 lançado o meu álbum nacional favorito, Olhos de Mongol.
Por outro lado, Bloc Party, Franz Ferdinand, Arctic Monkeys, Interpol, Kings Of Leon e Yeah Yeah Yeahs ajudaram a assentar na minha cabeça o que eu queria e gostava realmente de ouvir.

Em jeito de conclusão, esta década foi a que me definiu musicalmente, visto que em 2000 tinha apenas 12 anos! Está certo que não foi com 12 anos que comecei a ouvir Broken Social Scene, mas lembro-me de ouvir a Last Nite dos The Strokes! eheh

Deixo a música que mais me tocou nos anos 00:

2 comentários:

  1. Encontrei o teu blog por acaso e adorei! gostos musicais adoráveis, muitos concertos de fazer inveja, e muita coisa nova para eu ouvir! vou certamente acompanhar o que por aqui vais dizendo;) keep on going*

    ResponderEliminar